sábado, 8 de maio de 2010

FRAMES-RETRÔ: Os Selvagens da Noite: um clássico sobre gangues

Fábio Pereira 
(xanderfbi@hotmail.com)

Sempre tive uma predileção por filmes produzidos nos anos 80. Foi a melhor época para quem curtia a “Sessão da Tarde” ou acompanhava pedras do cinema no “Corujão”. Apesar de ter sido feito em 1979, The Warriors (Os Selvagens da Noite) tem cara de anos 80.
Muito antes de Nova York sofrer com atentados terroristas, que assolam a “Big Apple” até hoje, as gangues dominavam aquela cidade americana, pelo menos no cinema. Nessa atmosfera de violência e ruas desertas, Walter Hill, diretor e produtor de outras pedras como 48 Horas e Inferno Vermelho, mostra uma aventura sem igual.
Cyrus (Roger Hill), líder da maior gangue da cidade, os “Grammercy Riffs”, planeja dominar Nova York reunindo todas as gangues em uma força massiva contra os policiais. Nove delegados de cada gangue vão em a uma reunião no “Bronx” e lá acontece o pior: Cyrus é assassinado e a culpa recai sobre os Guerreiros. O que segue é uma luta incessante para a gangue voltar a seu lar, Coney Island, mas não sem antes enfrentar várias gangues rivais, como os “Baseball Furies”, “The Lizzies”, “The Turnbull AC's” e “The Punks”, entre outras tantas que aparecem no filme.
As ruas “desertas”, o ambiente hostil, as batalhas contra outras gangues e cenas antológicas e improvisadas como a de Luther (David Patrick Kelly – o Sully de Comando Para Matar) chamando os Guerreiros para “brincar” e a trilha sonora marcante, faz de The Warriors (Os Selvagens da Noite) uma pedra única do cinema americano e peça de colecionador de qualquer cinéfilo. 

CURIOSIDADES

The best gang!
- No roteiro original para o filme, Cleon é morto pelos “Grammercy Riffs”, Cochise é morto pelos “Baseball Furies”, Ajax é pego pela polícia, Vermin é morto pelas “Lizzies” e Swan é seqüestrado pelo “Dingos”. Isto deixava apenas quatro Guerreiros na batalha com os Punks. Swan, no entanto, reapareceria em Coney Island para lutar a batalha final, após o Riffs saberem a verdade sobre quem atirou em Cyrus;

- Em uma cena no metrô, a atriz que interpreta Mercy caiu e quebrou o pulso. É por isso que mais tarde ela aparece com uma jaqueta, uma vez que está encobrindo o machucado. Os realizadores fizeram Mercy desaparecer do filme por um tempo, só reaparecendo no encontro com o Warriors na plataforma do metrô e dizendo que roubou o casaco que ela usava antes de chegar lá;

- Embora não tenha sido mostrado totalmente no filme, Cleon foi morto;

- Há diversas cenas deletadas do filme original - que você confere abaixo - as quais só foram exibidas na versão televisiva.

 
Os Selvagens da Noite (The Warriors, EUA, 1979). Elenco: James Remar, David Patrick Kelly. Direção: Walter Hill.


TRAILER



 
CENAS DELETADAS





OFERTAS

Livro The Warriors
COMPRE O LIVRO

Jogo The Warriors PSP
COMPRE O JOGO

Post atualizado em 30/08/19.

2 comentários:

Anônimo disse...

este filme é muito bom mesmo

T disse...

Muito louco esse filme virou tema de um jogo também, com o mesmo nome do filme.