xanderfbi@hotmail.com
Já faz um tempo que Emilio Estevez resolveu se dedicar ao outro lado das câmeras. O último de seus trabalhos como diretor, inclusive, é o ótimo drama The Public (2018), uma produção que aborda um fato que aflige (infelizmente) muitos países do mundo: os moradores de rua e sua falta (ou quase inexistência) de direitos. Estevez, que escreveu, atuou e dirigiu àquela bela produção cinematográfica, só vem comprovando sua versatilidade que vem de tempos. Mas, no Frames-Retrô de hoje vou falar da época em quem Emilio Estevez era um dos atores mais requisitados em Hollywood. Eram os anos 1990 e ele, que já possuía na bagagem bons filmes como Jovens Demais Para Morrer e Trabalho Sujo (ambos de 1990), resolveu estrelar uma ficção nada científica sobre um dos temas que ainda é uma busca incessante pela humanidade: a imortalidade.
Freejack – Os Imortais é uma produção que não é tão lembrada por muitos, apesar de ser uma diversão saudável e nada cerebral, mesmo para quem vira a cara quando vê que elementos de ação estão presentes. Baseado no livro “Immortality Inc.”, de Robert Scheckley, Freejack – Os Imortais é um tipo de ficção com elementos pessimistas em que a divisão de classes é bem acentuada (as pessoas estão em cima ou embaixo, como ressalta um dos personagens). É nesse contexto que vemos uma Nova York num futuro que para nós já ficou no passado, envolta à opulência e pobreza distintas, mas com todos convivendo com uma camada de ozônio inexistente, resíduos nucleares e drogas circulando livremente.
![]() |
Rene Russo e Emilio Estevez com o pião da casa própria |
Tudo bem que a famosa “tecnobaboseira” está presente, como o “quadro espiritual” e o “transplante de mentes”, mas sem esses elementos, o enredo cairia por terra. Já no quesito elenco, temos a presença de Sir Anthony Hopkins - do ótimo O Lobisomem – Leia o Review - (num papel que obviamente foi deletado da mente dos fãs, por sua insignificância na extensa filmografia); a bela Rene Russo (como o interesse amoroso que se mostra muita areia para o caminhãozinho do personagem de Estevez); Mick Jagger, num de seus poucos papéis como ator, demonstrando que é melhor ficar somente atrás dos microfones; além do antagonista canastrão, interpretado por Jonathan Banks (figurinha carimbada em muitos filmes oitentistas).
Para quem não conhece a história de Freejack – Os Imortais, Alex Furlong (Emilio Estevez) é um piloto de corridas que, após sofrer um acidente, se vê transportado para um futuro sombrio, onde sua mente será apagada e receberá a de um rico comprador, que deseja a imortalidade. Para se livrar desse destino fatídico, ele contará com a ajuda de Julie (Rene Russo), sua noiva, agora 15 anos mais velha.
Freejack – Os Imortais (Freejack, EUA, 1992). Elenco: Emilio Estevez, Rene Russo e Mick Jagger. Direção: Geoff Murphy.
Nota – 7 Frames
Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim
03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames – Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima
CURIOSIDADES
![]() |
Linda Fiorentino falando com seu agente após ser dispensada do filme |
-Linda Fiorentino foi originalmente escalada como Julie, mas após uma semana de filmagens acabou substituída por Rene Russo;
![]() |
Os carros "futuristas": o salão do automóvel passou longe |
-A parte futurista do filme se passa em Novembro de 2009;
![]() |
O taciturno T-800 lacrou uma frase em Freejack |
-Numa cena, o personagem de Emilio Estevez cita uma fala memorável de Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro (1984): “Fuck you, asshole!”;
![]() |
Jerry Hall em cadeia nacional |
-A modelo Jerry Hall, esposa de Mick Jagger na época, aparece numa ponta como uma jornalista que entrevista um bêbado Alex Furlong num bar.
CITAÇÕES
-“Que tipo de hospital é esse?” – Furlong.
-“Peguem a carne.” – Vacendak.
-“Algum ricaço morre e eles salvam sua mente num grande computador. Chamam de ‘O Quadro Espiritual’. Não tem nada de espiritual a respeito dele”. – Freira.
-“Escute, as coisas mudaram. As pessoas estão em cima ou embaixo. Não tem ninguém no meio. Julie está no topo.” – Morgan.
-“Morda minha orelha pra dar sorte.” – Furlong.
TRAILER
Fotos: divulgação/Internet
Informações adicionais: IMDB