quinta-feira, 29 de julho de 2010

FRAMES-CRÍTICA: O Lobisomem - Monstro clássico revisitado

Fábio Pereira (xanderfbi@hotmail.com)
Drácula, um personagem clássico dos filmes de terror, já teve uma excelente versão para as telas (Drácula de Bram Stoker, de 1992). Faltava uma versão solo para outro monstro também clássico, o Lobisomem, que já apareceu em diversas produções, mas como antagonista como em “Van Helsing” e “Anjos da Noite” (lá renomeados de Lycans).
No folclore, “Licantropia” é a maldição caída sobre um homem que se transforma em um lobo, através da mordida de outra criatura similar. Em Psiquiatria, é um distúrbio onde o indivíduo pensa ser ou ter sido transformado em qualquer animal. Este último fato, inclusive, remete à uma importante passagem do filme em que o personagem de Benicio del Toro é internado e levado a acreditar que sua maldição é na verdade uma condição médica.
Após o desaparecimento de seu irmão, Lawrence Talbot (Benicio del Toro, de Sin City) retorna à sua cidade para investigar o ocorrido a pedido de sua futura cunhada, Gwen Coliffe (Emily Blunt, de O Diabo Veste Prada). Chegando lá, encontra seu pai, Sir John Talbot (Anthony Hopkins, de Dragão Vermelho), um homem reservado que tem em sua história uma tragédia: a morte prematura de sua esposa, presenciada pelo seu então jovem filho, Lawrence. Em meio à investigação, Lawrence presencia várias mortes, todas em noites de Lua Cheia e começa a suspeitar de um segredo maior em sua família.
Essa reinvenção de um clássico marca pontos pela atmosfera sombria, além de uma produção caprichada, mostrando a Londres do final do século 19 com figurinos excelentes. Anthony Hopkins rouba quase todas as cenas com sua interpretação fria, mas com classe e há também a participação de Hugo Weaving (O Senhor dos Anéis), interpretando um inspetor da Scotland Yard que já havia investigado os crimes de nada mais nada menos que Jack - O Estripador. Uma dica: fique de olho no que acontece ao final do filme com o Inspetor.
O DVD contém algumas cenas cortadas e alongadas, mas somente uma vale: quando o Lobisomem vai para Londres, invade uma festa à fantasia e todos comentam que ele ganharia o prêmio por melhor fantasia.

O Lobisomem (The Wolfman, Reino Unido/EUA, 2010). Elenco: Benicio del Toro, Anthony Hopkins, Emily Blunt. Direção: Joe Johnston.


Nota – 7 Frames

Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim
03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames - Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima



TRAILER LEGENDADO


Nenhum comentário: