xanderfbi@hotmail.com
Criado no ano de 1887, pelo britânico Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes é um personagem de ficção que habita o universo de Londres no final do século XIX. Várias foram as adaptações para o cinema e TV mostrando o genial detetive e sua contraparte, o médico John Watson, sendo que, nas telonas, as mais recentes aventuras foram interpretadas com brilhantismo por Robert Downey Jr. e Jude Law. No entanto, antes disso, uma produção oitentista, produzida sob a tutela de Steven Spielberg, preencheu uma lacuna importante que o escritor britânico nunca havia sequer mencionado em seus contos: a juventude de Holmes e seu primeiro encontro com seu parceiro de investigações.
Dirigido por Barry Levinson (do ótimo Bom Dia, Vietnã – 1987) e com roteiro adaptado por Chris Columbus (Uma Noite de Aventuras – 1987), O Enigma da Pirâmide (Young Sherlock Holmes) é uma aventura que utiliza os conceitos criados por Conan Doyle sem, no entanto, se ater aos contos publicados por ele. Como atenta logo no início da película, a produção é uma adaptação livre, mas que respeita os elementos clássicos criados há quase 100 anos pelo criador dos personagens. É nesse universo que conhecemos um jovem Watson, indo para um colégio interno numa Londres ao
Elementar, meu caro Watson |
Mais que uma divertida e emocionante aventura, O Enigma da Pirâmide se mostra um filme completo ao abordar (de forma secundária) questões adolescentes que imperam até os dias atuais. A rebeldia contra a autoridade adulta, a busca por atenção, autoafirmação pessoal e o amadurecimento ante as adversidades são questões que permeiam a trama e fazem com que os protagonistas se desenvolvam de maneira significante ao longo dela, mostrando, ao seu final, ecos do que Holmes e Watson viriam a se tornar nos contos de Sir Arthur Conan Doyle.
"O jogo começou" |
Curiosidades sobre o filme
- O Enigma da Pirâmide foi o primeiro filme a ter um personagem feito completamente em CGI (imagem gerada por computador). O cavaleiro, que salta do vitral na igreja, levou quatro meses para ser criado pela Industrial Light & Magic e acabou por levar o filme a ser indicado ao Oscar de Efeitos Visuais;
O nêmesis de Sherlock revela sua nova faceta no final |
-Há uma cena adicional pós-créditos que revela a nova (e bem conhecida) identidade assumida por Eh Tar.
Citações
“Uma mente dedutiva não descansa. É como um instrumento bem afinado. Ela exige atenção e prática.” – Sherlock Holmes.
“Elementar, meu caro Holmes. Elementar.” – Waxflatter.
“Nunca substituam disciplina com emoção.” – Rathe.
“Uma mera flutuação de caráter não é suficiente para começar uma investigação.” – Lestrade.
“A vingança é mais doce quando servida fria.” – Sherlock Holmes.
“Nunca acredite no óbvio, Watson.” – Sherlock Holmes.
“Não sou medroso, sou prático!” – John Watson.
“Controle suas emoções, ou elas serão a sua ruína.” – Rathe.
“Respostas sem fundamentos são inúteis.” – Sherlock Holmes.
O Enigma da Pirâmide (Young Sherlock Holmes, EUA, 1985). Elenco: Nicholas Rowe, Alan Cox e Sophie Ward. Direção: Barry Levinson.
TRAILER
Fotos: Divulgação/Internet.
Informações adicionais: IMDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário