quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FRAMES-CRÍTICA: Distrito 9 reinventou o gênero alienígena



Na animação “Monstros VS Aliens” um repórter chateado ao dar a notícia que “mais uma vez aliens atacam os EUA”. Para mudar esse clichê Neill Blomkamp criou e dirigiu “Distrito 9” (District 9, 2009) inicia a película com o depoimento: “Não me surpreenderia se a nave aterrisasse em Manhattan, Washington ou Chicago, mas parou exatamente sobre a cidade de Joanesburgo”.
O filme é uma grande novidade no gênero alienígena. Passado em Joanesburgo, “Distrito 9 foi baseado no Curta-metragem “Alive In Joburg”, rodado em 2005 pelo próprio Neill. O curta chamou atenção de Peter Jackson (Trilogia Senhor dos Anéis) que investiu 30 milhões de dólares em no filme. Mesmo com um orçamento pequeno Neill conseguiu reinventar o estilo extraterrestre. Usando grandes efeitos especiais sem exagerar e colocando eles no momento certo da trama.
Após três meses de inatividade sobre a maior cidade da África do Sul uma nave alienígena é invadida pelos humanos. Dentro dela eles encontram desnutridos e fracos extraterrestres que são resgatados e confinados em um local conhecido como Distrito 9, onde a falta de saneamento básico e alimentação os forçam a se rebelarem, causando preocupações a população que cobra das autoridades uma posição defensiva. Entra em cena o protagonista Wikus Van De Merwe interpretado pelo ator Sharlto Copley, desconhecido e que só tinha feito uma pontinha no curta “Alive In Joburg”.
A caracterização dos “extras-personagens” que lembra um pouco a figura do ET de “Predador” convence, e seu estilo está mais para máscaras e maquiagens do que para computação gráfica. O que mais chamou atenção em “Distrito 9” foi a referência clara e proposital ao Apartheid (Regime de segregação racial existente na África do Sul que limitava diversos direitos aos Negros), sendo que o mesmo acontece com os alienígenas da trama. 
Titulo: Distrito 9 (District 9, 2009) - Diretor: Neill Blomkamp - Elenco: Sharlto Copley, Sylvaine Strike, Nathalie Boltt, Jason Cope, Elizabeth Mkandawie, William Allen Young, John Summer - Gênero: Ficção Científica.




TRAILER LEGENDADO 


OFERTA
https://amzn.to/2EwTJtr
COMPRE O DVD

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.