sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

FRAMES-CRÍTICA: “Em terra de cego quem tem um olho é rei”



-->
“Em terra de cego quem tem um olho é rei”. Esse ditado diz muito sobre o filme Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008), dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus). Um estranho fenômeno tem inicio nas ruas de uma cidade. Quando inexplicavelmente fica cego de repente ele vai a procura de um oftalmologista, aqui interpretado por Mark Rufalo (E se Fosse Verdade, De Repente Trinta), mas ele não encontra nada de errado com seu paciente. Aqui começa nossa trama, pois o médico no dia seguinte acorda cego, da mesma forma que seu paciente e não é só isso todas as pessoas q estavam em seu consultório e tiveram contato com o homem também apresentam o mesmo sintoma, exceto pela esposa do médico Julianne Moore (Hannibal).
Interessante como a única pessoa da face da Terra, pelo menos é o que aparenta, que é a mulher do médico, não fica cega e nem ela ou o marido se perguntam por que, eles tentam da melhor forma possível colocar ordem numa sociedade de pessoas que foram colocadas em uma espécie de campo de concentração para que não espalhassem a epidemia. Desesperadamente o clima fica mais tenso a cada pessoa que entra neste confinamento e tenta colocar sua própria lei, brigas e mortes acontecem e por ordem não fica fácil.
Vale a pena assistir a “Ensaio sobre a Cegueira”, pois o trabalho de Fernando Meirelles é magnífico, destaque também para a trilha sonora especialmente trabalhada pelo grupo também brasileiro Uaikti – Oficina Instrumental que usa material que iria para o lixo para fazer suas composições.
O Filme também conta com as participações de atores consagrados como Danny Glover (Maquina Mortífera) e Alice Braga (Eu Sou a Lenda).
Baseado na obra de José Saramago, (Prêmio Nobel de Literatura), “Ensaio sobre a Cegueira” já está disponível em DVD.
Ensaio sobre a Cegueira – (Blindness 2008), Direção: Fernando Meirelles, Roteiro: Don McKellar, José Saramago (livro), Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal, Sandra Oh, Don McKellar, Maury Chaykin, Yusuke Yseya, Yoshino Kimura. http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br

Fábio Pereira - Sem Avaliação Ainda
Donovan MC Dulles - 8 Frames

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.