xanderfbi@hotmail.com
Poltergeist – O Fenômeno é aquele tipo de filme que todo mundo (ou quase) já assistiu numa noite de Halloween ou se lembra de ter assistido algumas partes em madrugadas insones diante da TV aberta ou à Cabo (“Não é aquele filme da menina que fala com a TV?” – questionou um conhecido!). Sim, numa definição pobre de palavras, Poltergeist é mesmo aquele filme da menina que fala com a TV, mas como estou aqui para indicar uma verdadeira pérola do cinema oitentista, irei a fundo para desvendar o fascínio por trás dessa grande obra de Steven Spielberg. E, antes mesmo de você erguer sua voz ou ativar o Caps Lock do seu teclado e afirmar que “o Spielberg era apenas o produtor e roteirista, como consta nos créditos”, te acalmo afirmando que ele foi realmente o responsável que fez de Poltergeist - O Fenômeno um estrondoso sucesso.
Envolvido ao mesmo tempo com outro filme que virou sucesso em
I don't think so! |
Carol Anne conversa com "as pessoas da TV" |
Numa época em que o cinema parece esquecer que o terror visual vale muito menos que o terror psicológico, Poltergeist – O Fenômeno ainda pode te causar uns bons e tensos arrepios.
Curiosidades sobre o filme
"Billy, você sabe de alguma coisa!" |
- Famoso pela participação no filme O Predador (1987), Sonny Landham (in memoriam) aparece numa ponta como um dos operários que constroem a piscina da família Freeling;
Será que a verba da cenografia foi cortada? |
- Os esqueletos utilizados na cena da piscina eram reais e não cenográficos!;
R.I.P. |
- Dominique Dunne (in memoriam), que interpreta Dana Freeling, foi morta (no mesmo ano de estreia do filme nos cinemas) por um ex-namorado apenas 19 dias antes de completar 23 anos;
- O famoso Wilhelm Scream [confira a matéria] pode ser ouvido numa cena rápida em que Carol Anne assiste à TV na cozinha.
SPOILER ALERT
Apesar da avaliação da Dra. Lesh (Beatrice Straight/in memoriam) que os fenômenos se tratam de um Poltergeist (que estão geralmente associados a uma pessoa), ao final do filme descobrimos que, na verdade, tudo era ligado a assombrações (que são associadas a um lugar, no caso a residência construída em cima de um cemitério).
Citações
“Eles estão aqui!” – Carol Anne.
“Esta casa tem muitos corações.” – Tangina.
“Corra para a luz, Carol Anne!” – Diane.
“Você deixou os corpos e só tirou as lápides! Por quê?” – Steve.
Poltergeist – O Fenômeno (Poltergeist, EUA, 1982). Elenco: JoBeth Williams, Craig T. Nelson e Heather O’Rourke. Direção: Tobe Hooper.
TRAILER
Fotos: Divulgação/Internet.
Informações adicionais: IMDB
Nenhum comentário:
Postar um comentário