Era o ano de 1981 quando o jovem diretor Sam Raimi –
hoje conhecido pelos filmes originais do Homem Aranha, com Tobey Maguire, e
mais recentemente pelo excelente “Oz – Mágico e Poderoso” – lançava nos cinemas
uma produção de baixo orçamento chamada A Morte do Demônio (The Evil Dead).
Numa trama, que envolvia jovens amigos isolados numa cabana na floresta, que
eram possuídos por forças do mal invocadas de um livro maldito (o
Necronomicon), o amadorismo dos efeitos especiais e as interpretações
canastronas eram muito evidentes em todos os aspectos. No entanto, o tempo
passou e o trash virou Cult, com duas continuações, no estilo “terrir”, sendo
produzidas: Evil Dead II, batizado no Brasil como “Uma Noite Alucinante 2” e Army
of Darkness, intitulado “Uma Noite Alucinante 3”! Nem preciso ressaltar as
discrepâncias na matemática e traduções tupiniquins, mas deixando isso em
segundo plano, a trilogia fez surgir um dos melhores personagens que o cinema
já viu: Ash (Bruce Campbell), um herói canastrão, divertido e, acima de tudo,
corajoso. Para os fãs do gênero, o último filme, mesmo sendo mais fraco que as
duas primeiras partes, mostrou-se como fechamento de um ciclo e, com a idade
mais avançada de Campbell, as chances de ver Ash ou uma nova história sobre o
Necronomicon eram praticamente nulas. Mas eis que, 32 anos depois do original,
Sam Raimi, agora como produtor, assim como Campbell, lançam, sob a tutela do
uruguaio Fede Alvarez, o remake de A Morte do Demônio (rebatizado como Evil
Dead nas terras ianques).
Confesso que, antes de assistir ao remake, já tinha
um conceito negativo, visto que a maioria dos remakes, principalmente dos
Anos 80, se mostraram verdadeiros desastres, além de totalmente desnecessários.
Apesar disso, eu não poderia estar mais enganado a respeito. O novo A Morte do
Demônio acerta, primeiramente, em não repetir, passo a passo, a fórmula do
original. É claro que a trama é praticamente idêntica em muitos aspectos,
mas se, no original um grupo de amigos, liderados por Ash, ia para a cabana
isolada para fins recreativos, dessa vez, eles se dirigem ao local a fim de
fazer uma desintoxicação na problemática Mia (a ainda pouco conhecida Jane
Levy). Completam o novo grupo a enfermeira Olivia (Jessica Lucas, do péssimo
“Cloverfield – O Monstro”), o ressentido Eric (Lou Taylor Pucci, do fraco
“Vírus”), além do irmão de Mia, David (Shiloh Fernandez, do bom “A Garota da
Capa Vermelha”) e sua namorada, Natalie (a também pouco conhecida Elizabeth
Blackmore). Ao descobrirem um altar grotesco no porão da cabana, além de um
misterioso livro que, apesar dos inúmeros avisos para não ser lido, acaba o
sendo, a trama avança para o terror visceral, com uma violência visual
infinitamente superior ao original, provocando calafrios e náuseas aos com
estômagos mais fracos.
O único ponto negativo do novo A Morte do Demônio foi a falta da
exploração da mitologia envolvendo o Necronomicon. No original, e em suas
sequências, o Livro dos Mortos tinha um destaque muito maior, com o contexto
histórico mais amplo, relacionando-se com a trama de maneira a dar um
balanceamento ao terror. Além de perder o destaque da capa (o rosto demoníaco
deu lugar a uma de couro costurada), o livro só serve para evidenciar as etapas
de como deter o demônio, além de ilustrar os próximos passos da trama.
Sam Raimi e Bruce Campbell acertaram a mão nesse
remake, bem sucedido nas bilheterias, que ainda conta com duas homenagens ao
original: o carro abandonado em que a protagonista está sentada, no começo do
filme, é o mesmo dirigido por Ash no original. Há também uma rápida, mas
memorável, cena secreta pós-créditos, que não irei revelar aqui para não
estragar a surpresa.
A Morte do Demônio (Evil Dead, EUA, 2013). Elenco: Jane
Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci. Direção: Fede Alvarez.
Nota – 8 Frames
Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim
03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames – Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima
Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim
03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames – Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima
TRAILER LEGENDADO
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