sexta-feira, 17 de junho de 2011

FRAMES-RETRÔ: Fenda no Tempo – O que realmente acontece com o passado?

Fábio Pereira 
xanderfbi@hotmail.com


Stephen King The Langoliers
O escritor Stephen King é conhecido por suas ideias nada convencionais em suas criações. Algumas adaptações de seus livros e contos fizeram sucesso no cinema, como À Espera de um Milagre, estrelado por Tom Hanks, Carrie – A Estranha, um clássico do terror, e o ótimo O Nevoeiro [leia a crítica]. Mas nem só de seres monstruosos ou humanos com “super poderes” vive o escritor. O tema viagens no tempo, bastante explorado na telona, usualmente explorando a premissa do escritor H.G.Wells, toma uma forma completamente diferente em "The Langoliers" (traduzido no Brasil como Fenda no Tempo). Feito para TV e dividido em duas partes, com duração total de 3 horas, essa produção pode parecer medíocre a olhos mais críticos, devido ao fato de não contar com efeitos especiais mais elaborados ou a presença de atores de renome, no entanto a trama em si envolve o espectador de uma maneira que a necessidade em desvendar o que está acontecendo aos personagens se torna quase uma obsessão.
A trama de Fenda no Tempo se passa em um voo rotineiro de Los Angeles a Boston, onde algo extraordinário acontece, e 10 passageiros que estavam dormindo descobrem que são os únicos vivos no avião, sendo que até os pilotos desapareceram. Por obra do destino, o piloto Brian Engle (David Morse, de A Rocha) assume os
David Morse é o piloto que leva todos para Bangor
controles e tenta aterrissar o avião em algum aeroporto, mas sem conseguir contato pelo rádio com ninguém a situação fica crítica. Sem alternativas, ele leva a aeronave até  a cidade americana de Bangor (estado do Maine), local em que o tráfego aéreo é menos intenso. Ao chegar ao terminal, os passageiros encaram uma chocante realidade: não há uma alma viva no local, os telefones não funcionam e tudo o que conseguem escutar é um assustador barulho que parece se aproximar cada vez mais rápido, vindo na direção deles.
O que difere Fenda no Tempo ainda mais de outras produções do gênero são elementos que deixam a trama envolta num mistério que vai se desvendando de maneira gradual e não automática, tornando o filme mais interessante, ainda que certos elementos destoem da narrativa (a garota cega que possui poderes psíquicos e o passageiro que é assombrado por visões de seu pai severo). Mas são esses mesmos elementos que se mostram partes essenciais para desvendar o que realmente acontece com o passado.
Mas que bigodinho mal talhado, hein Sr. King?
Não perca o Frame: quase ao final do filme o escritor Stephen King faz uma participação especial, interpretando o chefe de um dos passageiros, que delira pensando estar numa reunião.



Fenda no Tempo (The Langoliers, EUA, 1995). Elenco: David Morse, Patricia Wettig e Dean Stockwell. Direção: Tom Holland.




TRAILER


Fotos: Divulgação/Internet.
Informações adicionais: IMDB

3 comentários:

Anônimo disse...

Demais!!! Assisti esse filme em duas fitas de VHS!!! O dono da locadora ficavam batendo papo comigo e me indicavam vários filmes...Muito bom mesmo, só não precisava das tres horas de duração, mas deve ter sido para manter a fidelidade ao texto original. Tomara que NUNCA refilmem!

Marco De Toni disse...

Muito bom! Assisti com minha família a primeira vez a muitos anos na Record! Depois consegui comprar um VHS Duplo e mais tarde consegui um DVD de qualidade duvidosa. Sem dúvida é um filme excelente!! Ótimo descritivo.

Viciadas em Makes disse...

Muito bom o Blog e os assuntos...
Nós compartilhamos uma postagem na nossa rede e fez muito sucesso...
Veja entrou nessa data: http://www.visitas.site/?data=02-02-2018

Envie seus melhores conteúdos para nós!

Sucesso!

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.