sábado, 8 de janeiro de 2011

FRAMES-DVD: Aproveite nossas dicas de grandes títulos do cinema mundial




Noites de Cabíria – (Le Notti di Cabiria, França 1957) Uma das obras-primas do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993), volta às telas em DVD na versão integral, incorporando uma sequência vetada pela Igreja na época de seu lançamento, em 1957. O longa conta a história de uma prostituta sonhadora que acredita na bondade humana e que sofre muitas decepções amorosas no decorrer de sua vida. Levou o Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor atriz em Cannes para Giuletta Masina, mulher do diretor e protagonista de Julieta dos Espíritos e A Estrada da Vida, também de Fellini. Seu grand finale – ela sorri com lágrimas nos olhos, manifestando toda sua esperança.


O marido da cabeleireira –( Le mari de la coiffeuse, França 1990) de Patrice Leconte. Ainda garoto Antoine se apaixona por uma voluptuosa cabeleireira. Intenso e bem humorado, dedicado e sensual o longa emociona por tratar com leveza e fluidez, o amor, a velhice e o sentido da vida. Ao som de canções árabes, a narrativa é permeada de danças do protagonista.





Tetro (Idem, 2009) De Francis Ford Coppola remete a tragédia grega. O enredo versa sobre um marinheiro de 17 anos ( Aldren Ehrenreich) que vai à Buenos Aires em busca do irmão Tetro (Vincent Gallo) escritor maldito exilado na cidade na esperança de esquecer o passado. Depois de passar por uma série de dificuldades, Bernnie descobre que sua situação é parecida com o antigo rei de Tebas. O velho cineasta está de volta e em grande forma.




Comer, Rezar, Amar (Eat, Pray, Love, Ryan Murphy) – O filme conta a história de uma mulher (Julia Roberts) que para descobrir seu equilíbrio, parte para uma viagem geográfica e espiritual, montando o quebra cabeça de sua vida, cujo tripé que o sustenta dá nome à obra. A protagonista encontra no meio de sua viagem um brasileiro que lhe apresenta uma nova forma de vida.

A Origem – (Inception, 2010)Thriller Psicológico onde o personagem principal vivido por Leonardo Dicaprio se perde entre o real e o fantasioso, mas ganha ajuda da protagonista Ariadine (Ellen Page) em sua jornada. O filme insere a questão do inconsciente de maneira contundente, genialidade e loucura tão próximas entre si. Construções dos mecanismos de defesa, rebaixamento (inconsciência/criatividade) durante o sono, fazem do filme um excelente material para se exemplificar a teoria freudiana em sala de aula (cinematerapia acadêmica).

 


Procurando Elly- Trata-se de um longa focado nas relações humanas que conquistou o Urso de Prata em Berlim. O que chama a atenção são as tomadas de abertura e encerramento desse tenso drama iraniano, onde vem a tona: desavenças, desconfianças, segredos e contradições da nova sociedade iraniana. Em ambas o carro parece servir como metáfora às entrelinhas deste filme, que envolve três casais que vão à praia e resolvem levar a professora de seus filhos Elly, que desaparece misteriosamente.

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.