terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

FRAMES-RETRÔ: O Enigma da Pirâmide - Sherlock Holmes e a aventura de uma vida

Fábio Pereira
xanderfbi@hotmail.com

Young Sherlock Holmes
Criado no ano de 1887, pelo britânico Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes é um personagem de ficção que habita o universo de Londres no final do século XIX. Várias foram as adaptações para o cinema e TV mostrando o genial detetive e sua contraparte, o médico John Watson, sendo que, nas telonas, as mais recentes aventuras foram interpretadas com brilhantismo por Robert Downey Jr. e Jude Law. No entanto, antes disso, uma produção oitentista, produzida sob a tutela de Steven Spielberg, preencheu uma lacuna importante que o escritor britânico nunca havia sequer mencionado em seus contos: a juventude de Holmes e seu primeiro encontro com seu parceiro de investigações.
Dirigido por Barry Levinson (do ótimo Bom Dia, Vietnã – 1987) e com roteiro adaptado por Chris Columbus (Uma Noite de Aventuras – 1987), O Enigma da Pirâmide (Young Sherlock Holmes) é uma aventura que utiliza os conceitos criados por Conan Doyle sem, no entanto, se ater aos contos publicados por ele. Como atenta logo no início da película, a produção é uma adaptação livre, mas que respeita os elementos clássicos criados há quase 100 anos pelo criador dos personagens. É nesse universo que conhecemos um jovem Watson, indo para um colégio interno numa Londres ao
Elementar, meu caro Watson
final de Era Vitoriana (por volta de 1870). Lá, numa metrópole envolta em neve, grandes construções e ruas repletas de pessoas, ele conhece um jovem e perspicaz estudante e se envolve numa investigação após uma série de mortes suspeitas começarem a ocorrer no campus e fora dele. Ao se deparar com uma seita antiga, que cultua Osíris (o deus da morte egípcio), e prega sacrifícios humanos, os inexperientes Holmes e Watson terão de usar suas habilidades para sobreviver à aventura de uma vida.

Mais que uma divertida e emocionante aventura, O Enigma da Pirâmide se mostra um filme completo ao abordar (de forma secundária) questões adolescentes que imperam até os dias atuais. A rebeldia contra a autoridade adulta, a busca por atenção, autoafirmação pessoal e o amadurecimento ante as adversidades são questões que permeiam a trama e fazem com que os protagonistas se desenvolvam de maneira significante ao longo dela, mostrando, ao seu final, ecos do que Holmes e Watson viriam a se tornar nos contos de Sir Arthur Conan Doyle.
"O jogo começou"
Enfim, com uma química notável entre os atores principais e uma história que, sem sombra de dúvidas, deixaria o criador de Holmes & Cia. orgulhoso, O Enigma da Pirâmide tem um lugar guardado na memória (e também na prateleira) de qualquer fã do cinema oitentista.




Curiosidades sobre o filme
 
ILM fazendo história
- O Enigma da Pirâmide foi o primeiro filme a ter um personagem feito completamente em CGI (imagem gerada por computador). O cavaleiro, que salta do vitral na igreja, levou quatro meses para ser criado pela Industrial Light & Magic e acabou por levar o filme a ser indicado ao Oscar de Efeitos Visuais;

 
O nêmesis de Sherlock revela sua nova faceta no final

 -Há uma cena adicional pós-créditos que revela a nova (e bem conhecida) identidade assumida por Eh Tar.



Citações
“Uma mente dedutiva não descansa. É como um instrumento bem afinado. Ela exige atenção e prática.” – Sherlock Holmes.

“Elementar, meu caro Holmes. Elementar.” – Waxflatter.

“Nunca substituam disciplina com emoção.” – Rathe.

“Uma mera flutuação de caráter não é suficiente para começar uma investigação.” – Lestrade.

“A vingança é mais doce quando servida fria.” – Sherlock Holmes.

“Nunca acredite no óbvio, Watson.” – Sherlock Holmes.

“Não sou medroso, sou prático!” – John Watson.

“Controle suas emoções, ou elas serão a sua ruína.” – Rathe.

“Respostas sem fundamentos são inúteis.” – Sherlock Holmes.



O Enigma da Pirâmide (Young Sherlock Holmes, EUA, 1985). Elenco: Nicholas Rowe, Alan Cox e Sophie Ward. Direção: Barry Levinson.



TRAILER






Fotos: Divulgação/Internet.
Informações adicionais: IMDB

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.