sexta-feira, 4 de abril de 2014

FRAMES-CRÍTICA – Trapaça: o filme esnobado pelo Oscar



Fábio Pereira 


O vencedor do Oscar desse ano, “12 Anos de Escravidão”, é um drama histórico sobre um homem livre que é sequestrado e vendido como escravo. Um bom filme por sinal, mas em minha modesta opinião ficou muito longe de merecer os três Oscar que faturou (além de Melhor Filme, levou Roteiro Adaptado e Melhor Atriz). Aí você me pergunta: por que discorrer sobre isso, já que a crítica aqui deve se tratar do filme “Trapaça”? Respondo com uma simples informação: “Trapaça” foi o líder em indicações ao Oscar, concorrendo em 10 categorias distintas, mas sem vencer nenhuma! Isso mesmo, meus caros cinéfilos ou meros adoradores da Sétima Arte. Nada de Oscar para um filme que, se não é brilhante, se destaca por atuações aguçadas e viscerais dos protagonistas, mostrando uma dedicação pela arte por parte de alguns e crescimento profissional por parte de outros.
Mas e a trama? Bem, a trama envolve um trapaceiro e sua sócia - “vestidos” com maestria por Christian Bale (de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge), que aparece quase irreconhecível (dedicação total ao papel!) e Amy Adams (de O Homem de Aço) – dois “peixes pequenos” que são forçados pelo FBI (Polícia Federal Americana) a se infiltrar na política local, além de um contato nada amigável com a máfia. A arriscada operação, coordenada pelo candidato a galã do “Birô” Richie DiMaso (Bradley Cooper, do excelente O Lado Bom da Vida), envolve contato com o popular prefeito Carmine Polito (Jeremy Renner, de Os Vingadores), mas acaba por complicar quando Rosalyn, - Jennifer Lawrence, de Jogos Vorazes, mostrando sua evolução pós-Oscar - esposa do trapaceiro Irving (Bale) se envolve com quem não deve e coloca as cartas na mesa.
O elenco, grandioso, é mesmo um destaque total na película. Christian Bale mostrando sua versatilidade e dedicação, Amy Adams sendo uma trapaceira sexy e sedutora e Jennifer Lawrence como uma mãe relapsa, além de uma ponta de peso: Robert De Niro (que dispensa referências), como um intimidador chefe da máfia local. Ponto a menos somente para Bradley Cooper, em atuação sóbria e morna. 

De resto, vale conferir a reviravolta ao final da trama, que compensa certa monotonia lá pela metade da produção, além do excelente trabalho dos figurinistas em transportar a atmosfera dos acontecimentos aos saudosos Anos 70.





Trapaça (American Hustle, EUA, 2013). Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Jennifer Lawrence. Direção: David O. Russell.


Nota – 6,5 Frames

Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim/03 a 04 Frames – Regular/05 a 06 Frames – Bom/07 a 08 Frames – Ótimo/09 a 10 Frames - Obra Prima





TRAILER LEGENDADO







OFERTAS

http://oferta.vc/v2/235a140242
COMPRE O BLU-RAY

Nenhum comentário: