segunda-feira, 15 de julho de 2013

FRAMES-INDICA – A Morte do Demônio: remake, com terror visceral, é superior ao original

Fábio Pereira



Era o ano de 1981 quando o jovem diretor Sam Raimi – hoje conhecido pelos filmes originais do Homem Aranha, com Tobey Maguire, e mais recentemente pelo excelente “Oz – Mágico e Poderoso” – lançava nos cinemas uma produção de baixo orçamento chamada A Morte do Demônio (The Evil Dead). Numa trama, que envolvia jovens amigos isolados numa cabana na floresta, que eram possuídos por forças do mal invocadas de um livro maldito (o Necronomicon), o amadorismo dos efeitos especiais e as interpretações canastronas eram muito evidentes em todos os aspectos. No entanto, o tempo passou e o trash virou Cult, com duas continuações, no estilo “terrir”, sendo produzidas: Evil Dead II, batizado no Brasil como “Uma Noite Alucinante 2” e Army of Darkness, intitulado “Uma Noite Alucinante 3”! Nem preciso ressaltar as discrepâncias na matemática e traduções tupiniquins, mas deixando isso em segundo plano, a trilogia fez surgir um dos melhores personagens que o cinema já viu: Ash (Bruce Campbell), um herói canastrão, divertido e, acima de tudo, corajoso. Para os fãs do gênero, o último filme, mesmo sendo mais fraco que as duas primeiras partes, mostrou-se como fechamento de um ciclo e, com a idade mais avançada de Campbell, as chances de ver Ash ou uma nova história sobre o Necronomicon eram praticamente nulas. Mas eis que, 32 anos depois do original, Sam Raimi, agora como produtor, assim como Campbell, lançam, sob a tutela do uruguaio Fede Alvarez, o remake de A Morte do Demônio (rebatizado como Evil Dead nas terras ianques).

Confesso que, antes de assistir ao remake, já tinha um conceito negativo, visto que a maioria dos remakes, principalmente dos Anos 80, se mostraram verdadeiros desastres, além de totalmente desnecessários. Apesar disso, eu não poderia estar mais enganado a respeito. O novo A Morte do Demônio acerta, primeiramente, em não repetir, passo a passo, a fórmula do original. É claro que a trama é praticamente idêntica em muitos aspectos, mas se, no original um grupo de amigos, liderados por Ash, ia para a cabana isolada para fins recreativos, dessa vez, eles se dirigem ao local a fim de fazer uma desintoxicação na problemática Mia (a ainda pouco conhecida Jane Levy). Completam o novo grupo a enfermeira Olivia (Jessica Lucas, do péssimo “Cloverfield – O Monstro”), o ressentido Eric (Lou Taylor Pucci, do fraco “Vírus”), além do irmão de Mia, David (Shiloh Fernandez, do bom “A Garota da Capa Vermelha”) e sua namorada, Natalie (a também pouco conhecida Elizabeth Blackmore). Ao descobrirem um altar grotesco no porão da cabana, além de um misterioso livro que, apesar dos inúmeros avisos para não ser lido, acaba o sendo, a trama avança para o terror visceral, com uma violência visual infinitamente superior ao original, provocando calafrios e náuseas aos com estômagos mais fracos.

O único ponto negativo do novo A Morte do Demônio foi a falta da exploração da mitologia envolvendo o Necronomicon. No original, e em suas sequências, o Livro dos Mortos tinha um destaque muito maior, com o contexto histórico mais amplo, relacionando-se com a trama de maneira a dar um balanceamento ao terror. Além de perder o destaque da capa (o rosto demoníaco deu lugar a uma de couro costurada), o livro só serve para evidenciar as etapas de como deter o demônio, além de ilustrar os próximos passos da trama.

Sam Raimi e Bruce Campbell acertaram a mão nesse remake, bem sucedido nas bilheterias, que ainda conta com duas homenagens ao original: o carro abandonado em que a protagonista está sentada, no começo do filme, é o mesmo dirigido por Ash no original. Há também uma rápida, mas memorável, cena secreta pós-créditos, que não irei revelar aqui para não estragar a surpresa. 



A Morte do Demônio (Evil Dead, EUA, 2013). Elenco: Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci. Direção: Fede Alvarez. 



Nota – 8 Frames

Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim

03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames – Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima



TRAILER LEGENDADO


  

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.