segunda-feira, 3 de junho de 2013

FRAMES-INDICA – O Último Desafio: Schwarzenegger salva filme com vilão fraco

Fábio Pereira

Em seu primeiro filme como protagonista, após uma empreitada de dois mandatos pela carreira de governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger mostrou, em O Último Desafio, que ainda estava em forma como herói de ação, mesmo com as limitações que a idade lhe trouxe. Prova disso é um diálogo contido em uma sequência do longa em que, quando é perguntado como está, após ter destruído uma porta de vidro com o corpo, para escapar de tiros, seu personagem singelamente responde: Estou velho!

O Último Desafio não traz nada de inédito para os fãs do gênero (explosões, tiros, perseguições de carros, tudo está presente, em doses cavalares), mas vale pela diversão de ver como um velho xerife de uma pequena cidade (Schwarzenegger) com pouco pessoal disponível, lida com um perigoso criminoso que está a caminho de lá para cruzar a fronteira e escapar do FBI. E é exatamente pela fraca atuação do vilão (o pouco conhecido ator espanhol Eduardo Noriega) que faz com que o personagem de Schwarzenegger tenha todos seus holofotes voltados para si, dando espaço para que as já famosas frases de efeito do ator fiquem marcadas no inconsciente coletivo, como essa: “Minha honra não está à venda”!

Uma grata surpresa na produção foi ver a evolução do ator brasileiro Rodrigo Santoro. Questionado duramente pela crítica internacional, durante anos, por atuações fracas em filmes como “As Panteras Detonando” e no finado seriado “Lost”, Santoro se mostrou bastante confortável em seu papel de antagonista de luxo, com direito a diálogos em inglês com quase imperceptíveis doses de sotaque tupiniquim. Completam o elenco Johnny Knoxville (mais conhecido pela série
de filmes “Jackass”) - dono de um museu de armas antigas, e claramente um alívio cômico para as cenas estáticas - Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia) - em atuação desconfortável e esquecível como um estressado agente do FBI - Jaimie Alexander (Thor), Luis Guzmán (Traffic) - num papel adequado os seus “talentos” como ator – Peter Stormare (Minority Report – A Nova Lei) - um capanga mais carismático que o vilão principal - além de uma participação do saudoso Harry Dean Stanton (Repo Man – A Onda Punk).

Dirigido pelo coreano Kim Jee-woon, O Último Desafio mostra-se uma diversão saudável e inofensiva e ponto final.




O Último Desafio (The Last Stand, EUA, 2013). Elenco: Arnold Schwarzenegger, Rodrigo Santoro e Forest Whitaker. Direção: Kim Jee-woon




Nota – 7 Frames

Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim

03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames – Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima




ASSISTA NO PRIME VÍDEO

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.