quarta-feira, 20 de abril de 2011

FRAMES-RETRÔ: Um Príncipe em Nova York: quem não se lembra do “Soul Glo”?

Fábio Pereira
xanderfbi@hotmail.com


Coming to AmericaReprisado na TV aberta e fechada à exaustão, Um Príncipe em Nova York é um daqueles clássicos dos anos 80 pra dar muitas risadas, não só pela trama, mas pela interpretação de múltiplos personagens por Eddie Murphy e Arsenio Hall.
Chama muita atenção também o fato de participações mais do que especiais de diversos atores, hoje reconhecidos facilmente e até um vencedor do Oscar, mas que na época eram apenas nomes desconhecidos, como Samuel L. Jackson (do recente e divertido "Dupla
Nem Os Vingadores salvariam Samuel L. Jackson do Príncipe Akeem
Explosiva")
, Cuba Gooding Jr. (Oscar por Jerry Maguire - A Grande Virada) e Eriq La Salle (mais conhecido por seu personagem na extinta série de TV “Plantão Médico”).
Já consagrado como Axel Foley nos dois primeiros “Um Tira da Pesada”, Murphy mostrava, pela
Um jovem Cuba Gooding Jr. na cadeira do versátil Eddie Murphy
primeira vez, sua versatilidade na interpretação de diversos personagens, fato esse que viria a se repetir em O Professor Aloprado (1996).
A trama, um pouco fantasiosa demais, contava a história do príncipe Akeem (Murphy), herdeiro do trono do fictício reino de Zamunda, que em seu aniversário de 21 anos, com todas as regalias possíveis e imagináveis - ele tem servos até para ajudar na hora de ir ao banheiro – é forçado a aceitar um casamento arranjado e incômodo.  Convencendo seu pai (James Earl Jones – a voz de Darth Vader na saga Star Wars) que precisava de tempo, Akeem vai para os EUA, mais especificamente ao bairro de Queens, em Nova York, a fim de procurar uma noiva que o ame além de sua posição real.
Divertido ao extremo, Um Príncipe em Nova York traz várias lembranças à tona. O “Soul Glo”, produto
Eriq La Salle e seus cabelos brilhantes: Soul Glo
que dava um brilho e deixava o cabelo molhado; a lanchonete “McDowell’s”, um plágio cara de pau à cadeia de lanchonetes McDonald’s e a aparição de dois personagens de outro clássico do diretor John Landis (Trocando as Bolas), são elementos inesquecíveis para quem curtiu e curte os anos 80.
Em tempo: a sequência (que ninguém pediu) lançada recentemente nem chega aos pés desse divertido original, por isso fica a advertência deste que vos escreve. 
 

"Yes, yes! Fuck you too!" - Akeem.
 

Um Príncipe em Nova York (EUA, 1988, Coming to America). Elenco: Eddie Murphy, Arsenio Hall, James Earl Jones. Direção: John Landis. 


TRAILER 




Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.