segunda-feira, 28 de março de 2011

FRAMES-CURIOSIDADE: Como surgiu a parceria entre pipoca e cinema?


Quando vamos ao cinema não pode faltar aquela pipoca para acompanhar um filminho de ação, romance ou comédia. Porém você já parou e se perguntou como surgiu o esse hábito de comer pipoca no cinema?

De acordo com o site Mundo Estranho a pipoca já era vendida em feiras e parques nos Estados Unidos durante o século XIX. Já no fim desse período surgiram os primeiros cinemas americanos e com eles vieram os ambulantes com seus carrinhos de pipoca e guloseimas como o Cracker Jack, uma mistura de pipoca, amendoim e açúcar queimado.

Já na década de 1920 os donos de cinemas chamaram os ambulantes para vender pipoca dentro de seus espaços. Com o aperfeiçoamento das máquinas de pipoca os cinemas abriram suas próprias lanchonetes para vender os petiscos.

Com a Grande Depressão a pipoca se tornou popular devido seu baixo custo, então o negocio prosperou criando renda para diversos agricultores que sofriam naquela época.

Nos cinemas em que existem varias salas de exibição o comércio de pipoca, refrigerante e outros responde por boa parte da arrecadação. Atualmente nos EUA as vendas de pipoca chegam a um percentual de 45% dos lucros dos cines.

Achou interessante acesse mais em Mundo Estranho e Wikipédia.

Nenhum comentário: