domingo, 12 de setembro de 2010

FRAMES-INDICA - Caso 39: terror sutil que deixa você preso na poltrona

Caso 39 é um filme atípico da leva de filmes de terror. Indo na contramão dos sangrentos, ele te leva a uma história de uma garota supostamente ameaçada de morte por seus pais psicopatas. A assistente social, interpretada por Renée Zellweger, luta para salvar a criança das mãos de seus pais. No entanto, ela descobre mais tarde que a garota não é um anjo e a situação é mais perigosa do que ela jamais poderia imaginar. Lilith Sullivan (a excelente Jodelle Ferland de Silent Hill) é o caso adicional que a assistente recebe em sua mesa, chamado Caso 39.

O interessante de Caso 39 são as poucas, mas impressionantes cenas de efeitos visuais como as vespas que atacaram o namorado de Emilly (Renné) e o final no lago quando a mesma tenta fugir de Lilith no carro afundando. Além disso, o diretor se utilizou de truques clássicos de câmera como a abertura de lentes e o chacoalhar da mesma; de montagem, com imagens em retrocesso ou aceleração repentina; e de direção de arte, com a construção de cenários maleáveis, como a casa da assistente social que diminui de altura e seus corredores tornam-se mais estreitos à medida que o suspense aumenta, dando a sensação de sufocamento gradativo.

Renné e Ferland deixam a trama mais realista a cada cena e fazem de suas atuações um espetáculo dando credibilidade ao filme. Além de grande trabalho de som o filme se baseou em ótimas tramas de terror como A Profecia e O Chamado. Caso 39 também ganha pontos por saber o seu momento de acabar, sem deixar margem para continuações desnecessárias.

 

Caso 39 (Case 39, EUA, 2009). Elenco: Renée Zellweger, Jodelle Ferland, Bradley Cooper. Direção: Christian Alvart.


Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.