segunda-feira, 12 de abril de 2010

FRAMES-RETRÔ: Mad Max – Pneus, asfalto e o “ouro líquido” no fim do mundo

Dirk Diggler (Colaborador)


Eis que num belo dia, ao abrir os olhos, você se depara com a desolação e imensidão de um lugar que até pouco tempo poderia chamar de lar, mas que subitamente torna-se um lugar atroz, no qual o instinto de sobrevivência impera em detrimento de todos os valores dos quais os homens acumularam, ao longo de sua existência. Esta é a premissa básica que me levou, aos 6 anos de idade, a imaginar e me deliciar com as aventuras apocalípticas do protagonista interpretado por Mel Gibson (até então aspirante a astro), o policial Max em sua jornada pela terra devastada, ou seja, o deserto australiano, em busca de vingança contra aqueles que liquidaram sua família e seu parceiro.
A ação de Mad Max (1979) se desenvolve em meio a perseguições automobilísticas envolvendo nosso “herói do fim do mundo” contra hordas de motociclistas e toda sorte de desajustados que prezam acima de tudo o bem mais precioso para sobreviver às agruras daquele local inóspito, o verdadeiro “ouro líquido”, chamado gasolina. Portanto, a ideia de um lugar onde o combustível para os veículos tem mais valor do que a própria vida, por si só, bastaria para seduzir os amantes de um bom longa, mas acima de tudo, o filme traz em si tomadas de ação e violência em doses cavalares, destacadas nas imagens do “Turbo V8 Interceptor” do herói, destruindo com os famigerados “bikers” que atormentavam as desérticas autoestradas australianas.
Desta feita, Max é um personagem único, lançado em uma época em que o imaginário hollywoodiano ainda se restringia a mocinhos de capa e espada (leia-se sabres de luz) politicamente corretos. Sendo assim, os produtores sabiamente vislumbraram ter encontrado a “galinha dos ovos de ouro” e nos proporcionaram o desenrolar da história em duas outras continuações que garantiriam ao jovem ator australiano um lugar cativo em meio as maiores estrelas cinematográficas de todos os tempos.


Mad Max (Idem, Austrália, 1979). Elenco: Mel Gibson e Joanne Samuel. Direção: George Miller.



TRAILER

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.