quarta-feira, 28 de abril de 2010

FRAMES-INDICA: Avatar - Efeitos impressionantes e trama surpreendente

Fábio Pereira
xanderfbi@hotmail.com

Depois de fazer o mega sucesso “Titanic” em 1997, sucesso de bilheteria e vencedor de 11 Oscar, James Cameron deu uma relaxada. Parece que o tempo fez bem a ele. Avatar é um filme imperdível não somente pelos efeitos visuais e especiais, mas a narrativa em si demonstra um tema que, apesar de explorado em algumas produções, toma um novo fôlego: a resistência alienígena à colonização humana.
Em Avatar, Jake Scully (o sem graça Sam Worthington de Exterminador do Futuro – A Salvação) ficou paraplégico após um combate. Ele é selecionado para participar do Programa Avatar, em substituição ao seu irmão gêmeo falecido. Jake é encaminhado ao planeta Pandora, onde uma imensa operação de mineração está causando conflitos nos nativos, chamados Na’Vi. Incapazes de respirar o ao do planeta, os humanos criam seres híbridos chamados Avatares, uma cópia perfeita dos nativos, só que controlados mentalmente pelos selecionados. Uma batalha se inicia quando a operação humana chega destruindo o território dos alienígenas e Jake se vê voltado a decidir se ajuda os Na’Vi ou se fica ao lado dos humanos.
Apesar de alguns clichês do gênero, Avatar é uma obra magnífica de ficção, ação e drama, conduzida de maneira belíssima por James Cameron.
As participações de Michelle Rodriguez (da franquia Velozes e Furiosos) e Sigourney Weaver (A tenente Ripley da franquia Alien) dão uma intensidade maior às cenas. O filme peca somente por seu protagonista. Worthington, o antigo queridinho de Hollywood, tem atuação fraca e convence mais na dublagem de seu Avatar com expressões faciais criadas por CGI do que pessoalmente, mas nada que acarrete um problema maior.

Avatar (Idem, EUA, 2009). Elenco: Sam Worthington, Sigourney Weaver e Michelle Rodriguez. Direção: James Cameron.


Nota – 8,5 Frames
Pontuação
01 a 02 Frames – Ruim
03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames - Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima


TRAILER



Um comentário:

CoisaFina disse...

Cara,
Avatar em termos técnicos é um ótimo filme, é bonito e bem feito, lógicamente que não poderia ser diferente com todo o orçamento e tempo que o filme teve disponível. Mas é um filme preconceituoso, com uma narrativa horrível e atores péssimos!
abs

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.