sexta-feira, 29 de maio de 2009

FRAMES-RETRÔ: The Commitments - Loucos pela fama e inesquecíveis pela qualidade


Fábio Pereira

O ano era 1991 quando a banda fictícia “The Commitments” adentrava o cenário cinematográfico sobre a direção de Alan Parker. Em Dublin (Irlanda), Jimmy Rabbitte, morador do subúrbio resolve montar uma banda de soul music e começa a realizar testes dos candidatos em sua própria casa. Metaleiros, roqueiros e até corais começam a aparecer, até que Rabbitte começa a selecionar os integrantes mais talentosos. Com músicos inexperientes, ele monta a banda, que conta com o vocalista estressado Deco (Andrew Strong), três cantoras de apoio e outros componentes. Mas as discussões começam a aflorar antes mesmo da banda se tornar um sucesso.
Loucos Pela Fama (Título em Português) chama atenção pela qualidade da música mostrada na telona, além da atuação de jovens cantores pseudoprofissionais e atores inexperientes além da presença de peso de Colm Meaney (Star Trek - Deep Space Nine).
Cantando músicas de Wilson Pickett e outros sucessos, o filme ainda teve lançados dois cds com a trilha sonora completa, sendo sucesso de vendas, além da bilheteria no cinema e indicações ao Oscar de Melhor Filme Comédia/Musical e Globo de Ouro.
The Commitments é um filme essencial mesmo para aqueles que não curtem filmes musicais.

The Commitments – Loucos Pela Fama (The Commitments, EUA/Inglaterra/Irlanda, 1991). Elenco: Colm Meaney, Robert Askins). Direção: Alan Parker.


Nenhum comentário: