quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

FRAMES-ANÁLISE: De REC a Quarentena - Qual o melhor?


Bem, na primeira postagem do blog, vamos comentar sobre dois filmes: REC (2007) e Quarentena (2008). Filmado originalmente na Espanha, REC já começa com uma mistura intensa de clichês do gênero terror. Inicialmente o filme aparenta ser muito chato. A bela repórter Ângela Vidal (Manoela Velasco) está fazendo uma matéria para TV numa unidade do Corpo de Bombeiros, mostrando como é a vida dos bombeiros, suas roupas, seus equipamentos, os carros e a noite quase sempre monótona. O começo do filme parece tratar só disso, com a repórter quase que implorando que algo aconteça de verdade (uma chamada). Eis que a solicitação dela é atendida. Rapidamente ela segue com seu fiel “cameraman”, e põe fiel nisso, e os bombeiros, chegam a um prédio em que os moradores reclamam que uma senhora idosa estava aos gritos dentro de seu apartamento. Com a ajuda de dois policiais, todos vão investigar o ocorrido. É aí que tudo começa a dar errado. Para não tirar a graça do filme, vamos apenas comentar que o exército e o Centro de Controle de Doenças isolam o prédio evitando que todos saiam. O que acontece depois, mostrado pela câmera com filmagem amadora e sem os recursos “hollywoodianos” é uma rápida e completa perda de controle da situação.
Na refilmagem americana, Quarentena, a repórter de mesmo nome é agora interpretada por Jennifer Carpenter (O Exorcismo de Emily Rose). No mais, os efeitos de câmera prosseguem na mesma intensidade, com o padrão “hollywoodiano” mostrando ser mais destacado e melhor do no original. Algumas cenas adicionais jogam mais realidade e emoção à trama, como a perda de controle do policial que saca a arma e logo é contido por todos (no original a cena também está presente, no entanto com atuação mais fraca). O final de ambos os filmes dá um tom no estilo Bruxa de Blair que começou tudo com o recurso “filmagem amadora com intenções que parecem reais”. Enfim, a mistura de “Extermínio”, “Madrugada dos Mortos” e tantos outros faz com que ambos os filmes sejam “assistíveis”, mas longe de serem sucessos.

Fichas Técnicas

REC (Espanha, 2007). Elenco: Manuela Velasco (Ângela Vidal), Pablo Rosso (Pablo). Direção: Jaume Belagueró e Paco Plaza.

Quarentena (EUA, 2008). Elenco: Jennifer Carpenter (Ângela Vidal), Jay Hernandez (Jake). Direção e roteiro: John Erick Dowdle.


Fábio Pereira – REC - 6 – Frames
Quarentena – 6 Frames

Donovan MC Dulles - REC 5 – Frames
Quarentena – 3 Frames


Pontuação

01 a 02 Frames – Ruim
03 a 04 Frames – Regular
05 a 06 Frames – Bom
07 a 08 Frames - Ótimo
09 a 10 Frames - Obra Prima

Nenhum comentário:

O Criador Insano

Minha foto
Um Redator Publicitário sempre à procura de novidades nesse mundo maluco.